sábado, 1 de dezembro de 2012


Contexto Histórico

O Império do Brasil nasceu com a pretensão de estender seu domínio até as margens do Rio da Prata. Derrotado nesta intenção, quando teve que aceitar a independência da província Cisplatina, que deu origem à república do Uruguai, não abandonou a pretensão de ser a força hegemônica na região. Visava abrir a bacia da Prata à livre navegação, fato que lhe garantiria melhor comunicação com suas províncias do Centro-Oeste, Mato Grosso e Goiás, e impedir a formação de um poderoso Estado na região que viesse a unificar o antigo Vice-Reino da Prata. A partir de 1851, o Império passou a atuar ativamente na região da Prata quando, aliado a Justo José Urquiza, caudilho das províncias argentinas de Entre Ríos e Corrientes, derrotou Juan Manoel Rosas, governante de Buenos Aires.
No século XIX, as nações americanas emancipadas após a crise do sistema colonial se lançaram ao desafio de estabelecerem a soberania política e econômica de seus territórios. Essa seria uma tarefa bastante difícil, pois passados séculos de dominação colonial, esses novos países teriam que enfrentar os desafios estabelecidos pelo capitalismo industrial e financeiro do período.

Segundo alguns estudiosos, o processo de independência das nações latino-americanas não significou o fim da subserviência política e da dependência econômica. Sob outros moldes, esses países ainda estavam presos a instituições corruptas e à antiga economia agroexportadora. Contrariando essa tendência geral, durante o século XIX, o Paraguai implementou um conjunto de medidas que buscavam modernizar o país.

Nos governos de José Francia (1811-1840) e Carlos López (1840-1862) o analfabetismo foi erradicado do país e várias fábricas foram instaladas com o subsídio estatal. Além disso, melhorou o abastecimento alimentício com uma reforma agrária que reestruturou a produção agrícola paraguaia ao dar insumos e materiais para que os camponeses produzissem. Esse conjunto de medidas melhorou a condição de vida da população e fez surgir uma indústria autônoma e competitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário